segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A Consciência (O eu dentro do Eu)


Olá caro leitor, hoje resolvi colocar um tema que nos chama muito atenção; A Consciência. Mas para dar inicio precisamos entender o seu significado. Conforme o dicionário Priberam da Língua Portuguesa diz o seguinte: consciência: Faculdade da razão de julgar os próprios atos. Pois bem vamos nos aprofundar no eu interior e descobri o seu real sentindo.  Hoje relendo um texto de uma revista do ano de 2009 e após te assistido um programa online essa questão me veio a questionar. Pergunta básica que todos nós fazemos quando falamos sobre consciência, De onde eu vim?, Quem sou?, Para onde vou?, dentre outros questionamentos. O intrigante é saber que para você se fazer essa pergunta, o seu eu dentro do EU, já te traz a resposta. A Consciência se dá através de seus questionamentos internos, do seu eu que te move a realizar tal ato, tal postura e assim julgar ser bom ou mal segundo sua formação pessoal. Por exemplo: tenho consciência de que se eu jogar um copo plástico na rua ele vai demorar 200 anos para se desfazer, tenho consciência que não devo fazer isso. Pois bem, imagine que eu o faça, jogue na rua um copo plástico e depois ficarei com aquele “remorso” de ter feito esse ato e vou desejar compensar isso de alguma forma. Mas não esqueça, o copo plástico vai continuar lá. Dentro disso os fatores serão: poluição visual, poluição do solo etc. Certo você ainda deve estar se perguntando por que estou falando tudo isso e ainda não cheguei à resposta. Vou te explicar através de um diálogo.

Aspectos finito e infinito! Sim! A Terra finita gira na grandeza do Universo como um simples grão de areia na metáfora humana, e o Cósmico... Bem! Não dá para imaginar o infinito. Eis a verdade.  Um convite me foi feito, feito pela consciência, me conduzindo a um local da minha casa, um cômodo de penumbra que é um convite ao relaxamento; com uma pequena vela acesa é propicio a esse momento, uma vela perfumada com um incenso suave e um espelho onde remete minha face, mesmo que não remeta meus trejeitos peculiares, mas ao olhar no espelho encontro minha consciência.

O eu dentro do Eu... Por que me sinto assim tão...
- Receptivo, não é?...diz uma tal voz.
- Sim, mas...
- Relaxe. Vamos dialogar como se fosse duas pessoas. Eu sou o seu EU Interior. Olhe-se no espelho e você me verá em si mesmo.
- Como é possível? – indago curioso.
- O eu dentro do Eu é tal qual a semente dentro do fruto. Da mesma forma a consciência é como uma semente que em si contem o fruto, que em si contém a semente. Você é a semente e eu sou o fruto, ou vice e versa.
Agora percebe que não era outra voz, mas sim, a minha própria, do meu eu Interior.
_ Acho que estou doido, conversando com um espelho.
- Doido? Claro que não! – rebate meu Eu Interior – acalma-se! Porventura é doido quem crer em Deus? Saiba que a consciência é um atributo da mente, portanto não se preocupe.
- Me sinto dois em um, isso passa?
- Sim passa muito rápido, quanto um tempo de reflexão...

 Pois bem, o dialogo deu sua continuidade, mas nesse artigo resolvi parar aqui para não estender na escrita.
Assim, a Terra gira e a humanidade gira com ela com seus temores e esperanças, com suas crenças e metas. É agora o momento de você dialogar com seu Eu Interior, com as projeções de sua mente e descobrir o que é a consciência. Pois o homem não nasce absolutamente consciente de si, mas a consciência que lhe é latente o impulsiona rumo ao seu desenvolvimento.
Se você quer se desenvolver, comece a ouvir você mesmo. Utilize mecanismo que lhe proporcione esse contato com seu Eu Interior. Seja em um momento de meditação e reflexão.

“ É através do processo de autoconhecimento que iniciamos uma experiência profunda com o Mestre Interior”

“Ainda não sei o que é consciência, mas sei que descobrindo meu eu estarei chegando mais próximo dela.”


Sugestão: procure um lugar calmo se possível desligue a luz acenda um vela (não é sentido religioso) deixe o local com pouca luz, coloque uma musica clássica ou musica própria para relaxamento, respire profundamente algumas vezes e tenha um espelho em mãos. Quando você estiver preparado abra os olhos e olhe no espelho e você visualizará sua consciência e ela vai iniciar um dialogo com você. Experimente e veja como é bom ouvir seu Mestre Interior.

Nenhum comentário:

Postar um comentário