quinta-feira, 14 de abril de 2011

SOB O SOL


Caro leitor você deve lembrar que no dia 1 de outubro de 2001 entrava no horário nobre da rede globo a novela "O Clone" escrita por Glória Perez, uma excelente escritora, novela com uma abertura fantástica, um tema de abrangente discussão na época. Atualmente a rede Globo voltou a exibir no horário da tarde no Vale Apena Ver de Novo. Considerando essa novela e sua trama que acontece em Marrocos, com suas culturas, crenças e valores do Islã,  novamente me chamou a atenção a abertura da novela, comecei a ouvir sua trilha musica de abertura "Sob o Sol" eu nunca tinha parado para perceber quanta riqueza mística, filosófica tem a essa letra. Fazendo uma ponte com a telenovela atual, a mesma emissora está exibindo a novela "Morde e Assopra" uma novela que busca revelações do passado e as possibilidades do futuro. (no meu blog você encontrará um artigo sobre essa novela já publicado) Ambas as tramas nos remete ao ponto chave "A vida" os mistérios em que o ser humano não cansa jamais em querer desvendar. Nossa sede de entender o ser humano, descobrir sua criação, seus segredos. Mas a principio preste atenção na letra da música abaixo e assista o vídeo que está postado no final do texto.




SOB O SOL (Letra - Marcos Viana)


Sobre as nossas cabeças um sol 

Sobre as nossas cabeças a luz 

Sobre as nossas mãos a criação 

Sobretudo o que mais for o coração 

Luz da fé que guia os fiéis 

Pelo deserto sem água e sem pão 

Faz de pedras um rio brotar 

Faz do céu chover forte o maná 



Quebra o vaso de barro do teu coração 

Com o melhor vinho do teu amor 

Pois quer a lei que ele se perca no chão 

E floresça o deserto aos seus pés 



Regando as areias recriando o regato e as luzes do 

Éden das flores 

Na terra dos homens do circo dos anjos guardiões 

Implacáveis do céu 
Dançamos a dança da vida 
No palco do tempo teatro de Deus 
Árvores, sândalos, sonhos 
Os frutos da mente são meus e são teus 
Nossos segredos guardados 
enfim revelados nús sob o sol 
Segredos de Deus tão guardados 
enfim revelados nus sob o sol




13 comentários:

  1. Essa música é repleta de metáforas, não? Tanto é que se encaixou perfeitamente com a trama do Clone - principalmente o final, que diz "Nossos segredos guardados, enfim revelados, nús sob o sol". A ciência e a religião, novamente, lado a lado.

    A propósito, estou seguindo o seu blog.
    Me chamo Helenna Maeve - Além das Brumas.

    ResponderExcluir
  2. "Segredos de Deus tão guardados enfim revelados nus sob o sol" ,ao meu vêr demostra mais uma vez homem tentando fazer aquilo que Deus fez, o homem quer ter o papel de criador nessa musica, tanto que pode ser notado quando diz"sobre as nossas mãos a criação". Realmente é uma musica que quer dizer muito mais o que realmente possamos vê, eu como cristão vejo como blasfemia pois não há homem algum que pode revelar algo de Deus se Deus não permitir.pois em joão 3:27 diz “Um homem não pode receber coisa alguma, a não ser que lhe tenha sido dada do céu".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nesse trecho q vc citou "sobre as nossas mãos a criação ", eh a criação de vc desejar algo e conseguir realizar, a realização eh a criação de algo em sua vida.

      Excluir
    2. Pode ser a criação divina nas nossas mãos! Não o poder criativo divino,mas a obra divina nas nossas vistas,a natureza sob as nossas mãos,pode querer dizer uma forma de apreciação da criação divina!

      Excluir
    3. Eu entendo da mesma forma que alguém colocou abaixo .. sobre as nossas mãos a criação.. dando a entender que temos em nossas mãos a criação feita por Deus.. o mundo em que vivemos .. a natureza num todo ..

      Excluir
  3. Nos somos filhos de Deus e ele não vê defeito em sua criação por isso que tudo depende nós.estamos quase perdidos nesse mundo mas se soubéssemos poderíamos fazer milagres se cultivasse o amor. Nos viemos pra cá perdidos para possamos achar o caminho.

    ResponderExcluir
  4. Acho que essa musica reflete a enorme necessidade que o homem tem de se reaproximar de Deus e estreitar seu relacionamento com ele

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito dessa música ,sei em meu coração que só há um único Deus ....não vejo como blasfêmia

    ResponderExcluir
  6. Acho que tem sim um pouco de querer saber algo mais que deus

    ResponderExcluir
  7. Eu concordo com a Helenna Maeve. Não acho que está música tem blasfêmia, na minha opinião. O motivo é simples, ela conecta ciência e religião, e na bíblia diz que também que Deus é dono da ciência. Por este motivo acho que a minha religião é cristianista e sim, acho que a ciência é de certa forma também uma religião onde existem experimentos e terias sendo feitas e refeitas com o passar dos tempos. E citando o comentário bíblico do amigo acima: "Um homem não pode receber coisa alguma, a não que lhe tenha sido dado do céu", só tenho uma observação pra completar, com todo respeito. Deus nos fez, e junto a nós nos deu um cérebro e o livre arbítrio para pensarmos de formas diferentes, caso contrário, ele é poderoso o suficiente para nós tirar o que nos foi dado. Com isso, concluo que, com um cérebro e o livre arbítrio, somos livres pra pensar, reinventar, refazer, eu sou cristão e gosto de ciência, estes pensamentos e principalmente questionamentos, nos trouxe aqui hoje, tantos avanços científicos, tantas curas para doenças, como que isto pode ser visto como obra malígna? Nós damos muito poder ao diabo e achamos tantas mensagens sublinares que a gente esquece que foi Deus quem criou este mundo, e ninguém tem tanto poder sobre o mundo quando Deus. Lembremos quantos na época em que Jesus estava vivo seguiam as leis de Deus ao ponto de julgar o próprio Jesus, o próprio Messias de blasfêmia. Por isso, acho essa palavra um pouco pesada.

    ResponderExcluir
  8. Eu acredito que assim como a novela a letra também, nos fala sobre o homem querer ser como Deus, se tornar criador e não somente a criatura, acho que o segredo no qual se refere é o ser humano enteder que nao tem o poder de criar uma vida humana como Deus, e que por mais que o humano conseguisse tal proeza jamais saberia lidar com a criatura que criou como o personagem da novela,que o homem jamais teria a relação de amor e cuidado,como Deus o nosso criador tem conosco.

    ResponderExcluir
  9. Olá, adorei os comentários e gostaria de deixar o meu, não se voces já assistiram uma serie chamada "Orphan Black" se baseia em clonagem também, e também sobre os erros que aconteceram ao tentar recriar o processo natural, além disso cada nome dos episidios fazem menção a "Darwin" principios da "seleção natural" entre outros que não me recordo agora, vale muito a pena assistir.
    Ahh alem disso, não acredito que seja blasfenea a letra da presente musica, de modo que a mesma faz até a menção dos milagres que aconteceram no deserto.
    Outra observação é quanto ao comentario acima que cita a ciencia e as curas para as doenças, Deus permitiu a existencia de medicos para nos auxiliar nos milagres dele, Deus possui um exercito para nos ajudar.

    ResponderExcluir
  10. A música fala da ciência e da fé, ambas andando juntas. O começo da música fala da criação, dos milagres feito por Deus, já o final fala do ser humano como criatura com o conhecimento, seguindo o curso e os avanços da modernidade com sua possibilidades de realizações ( os frutos da mente são meus e são seus).

    ResponderExcluir