domingo, 3 de abril de 2011

O Educador: um novo olhar sobre os métodos e a didática.


O Educador: um novo olhar sobre os métodos e a didática.


Sem duvida nenhuma a Educação é uma das armas mais poderosas para encurtar os conflitos na sociedade, ensinando caminhos para a gestão dos problemas através do diálogo e do debate de forma pacífica. Mas, o mundo atual confronta os educadores com dois grandes desafios: reinventar a escola e reinventar a si mesmo como profissional e como educador. Hoje vivemos um contexto totalmente novo, onde a arte de ensinar tem sido analisada e as formas da avaliar o que se ensina também têm passado por profundas mudanças.        
O educador da nova sociedade, terá que pôr em sinergia as suas habilidades e competências, pois terão que domina-las como ferramenta pedagógica do “novo ensinar”. Sabemos que o professor do novo tempo terá, então, que ser capaz de dar respostas às atuais modalidades que surgem e pelas quais os sistemas educacionais estão se reorganizando. Podemos observar que desde o início da década de 90, muito se tem falado sobre a necessidade de mudanças na educação brasileira, em seus sistemas educacionais e em suas propostas pedagógicas, assim também os educadores terão que mudar! Os paradigmas são outros e outros terão que ser os olhares lançados sobre o trabalho de cada profissional e a capacidade dele, com o seu próprio desenvolvimento, isso porque a escola, agora, está na mira de uma avaliação externa do Governo Federal e do Ministério da Educação que certamente definirá o mercado da educação.
O educador está sendo chamado a mudar, a inovar, a lançar novos olhares para a educação e para si mesmo e deverá procurar engajar-se de forma imediata a uma nova metodologia e a um novo olhar sobre os alunos. Para tanto, faz-se necessário re-qualificação dos nossos profissionais. Com certeza, os sistemas educacionais se ocuparão disso, mas é preciso que o “novo educador” busque atualização e, principalmente,  que se reinvente como o maior responsável pelo processo educacional. O professor, agora, muito mais do que antes, é aquele que irá conduzir a formação de pessoas.
            Nessa formação de pessoas destaco a importância do olhar para ler o mundo, a sociedade e o outro. 


Um comentário: