quarta-feira, 20 de abril de 2011

PÁSCOA, PESSACH, SUA ORIGEM E SIGNIFICADOS.


Caro leitor, hoje iremos refletir sobre o sentido da Páscoa. Muitas pessoas celebram este dia mas nem sabem seu significado por isso resolvi postar um comentário sobre, já que nos aproximamos dessa data especial tanto para os judeus como para os cristãos.

Páscoa (do hebraico Pessach, significa passagem) é um evento religioso judaico que celebram o êxodo, ou seja, a saída do Egito para a terra prometida segundo suas crenças, já no cristianismo a Páscoa dos cristãos é celebrada a Ressurreição de Jesus Cristo (vitória sobre a morte) depois da sua morte por crucificação (Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta altura do ano em 30 ou 33 d.C. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses a partir desta data até ao Pentecostes. A páscoa é uma data muito especial para as religiões cristã e judaica, as vezes as duas datas coincidem e o fato é noticiado em todo o mundo, uma prova de como as duas religiões se aproximam em determinados assuntos.

A palavra Páscoa tem sua origem exatamente do nome em hebraico da festa judaica ‘Pessach’ à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de ‘passagem’, comum às celebrações realizadas em diversas culturas antigas, místicas (passagem do inverno para a primavera ou como ano novo chamado de equinócio) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida).

Os símbolos pascais e suas histórias e origens


É sugerido por alguns historiadores que muitos dos atuais símbolos ligados à Páscoa, sejam ovos de chocolate, ovos coloridos e o coelhinho da Páscoa são resquícios culturais da festividade de primavera em honra de ‘Eostre’ (deusa da fertilidade e do renascimento na mitologia anglo-saxã – mitologia nórdica e também conhecida como ‘a deusa do sol nascente’ que, depois, foram assimilados às celebrações cristãs do Pessach, depois da cristianização dos  germânicos. Contudo as culturas persas, romanas, judaica  e armênias tinham o hábito de oferecer e receber ovos coloridos por esta época.

Um ritual importante ocorria no equinócio da primavera, onde os participantes pintavam e decoravam ovos (símbolo da fertilidade) e os escondiam e enterravam em tocas nos campos. No judaísmo o costume de esconder um pedação de pão ázimo e durante a celebração do Pessach as crianças saia em procura desse pão escondido e ao achar ganharia um presente. Contudo este ritual foi adaptado pela Igreja Católica no principio do 1º milênio depois de Cristo, fundindo-a com outra festa popular da altura chamada de Páscoa. Mesmo assim, o ritual da decoração dos ovos de Páscoa mantém-se um pouco por todo o mundo nesta festa, quando ocorre o equinócio da primavera.

Data Pascal

A data da Páscoa foi fixada no primeiro concílio de Nicéia, no ano de 325.
Assim, a Páscoa cristã é comemorada (segundo o costume da Idade Média e da Europa) no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da Primavera (no Hemisfério Sul, Outono) a data ocorre entre os dias 22 de Março e 25 de Abril. Já no Judaísmo a Pessach é celebrada no dia 14 do mês de Nissan (segundo mês do calendário judaico).

Nota:   A PÁSCOA, PESSACH – calendário judaico será celebrado do dia 18 a 26 de abril 2011.
            A PÁSCOA CRISTÃ – será celebrada no dia 23 com a vigília pascal e no domingo 24 de abril 2011.

FELIZ PÁSCOA !  
                 פֶלִיז פַּסְקוֹאָה



Um comentário:

  1. A Sendtur, agência especializada em Caravanas para Terra Santa, te leva para viver a experiência única de passar a Páscoa em Jerusalém.

    Assista o vídeo http://www.youtube.com/watch?v=34M10J1Ub_I e consulte-nos sem compromisso através de nosso e-mail contato@sendtur.com.br ou telefone (11) 4224 - 2370

    http://www.sendtur.com.br/caravana-terra-santa-subindo-a-jerusalem-na-pascoa-de-2014-2/

    https://www.facebook.com/Sendtur

    ResponderExcluir