terça-feira, 18 de janeiro de 2011

LEMBRANÇAS...VIDA...VOCÊ



Caro leitor, ontem tive a oportunidade de assistir um filme com o titulo “Lembranças – a vida é feita de momentos”, acredito que você já tenha assistido, principalmente pelas fãs de Robert Pattinson (Saga Crepúsculo), mas o objetivo aqui não é falar do ator, da atriz, do diretor, mas sim fazer uma reflexão sobre “LEMBRANÇAS”.

Pois bem, o filme inicia com uma mãe e sua filha na estação de metrô e ocorre um assassinato, dois homens assaltam e atiram contra a mãe e a filha presencia a morte, assim na estação de metrô como, por exemplo, na cidade de São Paulo, Rio de Janeiro, entre outras grandes cidades, ele é um meio de transporte mais usado pela população e se você já andou de metrô ou trem, deve ter percebido quantas pessoas estão ouvindo suas musicas no celular, outros lendo seu livro, mas acima de tudo o motivo que mais nos chama a atenção é; tudo para passar o tempo. As impressões são diversas e torna gravada em nossas mentes. Como no inicio do filme a morte logo é retratada e ao final temos duas opções, encarar novamente a morte ou simplesmente morrer feliz por algo que tenha feito.
Dizia Gandhi “ O que quer que você faça na vida, será insignificante, mas é muito importante que você faça”, quando ouvi essa frase, muito me questionei;  oque tenho feito da minha vida? Que lembranças eu terei daqui uns 10 anos? Que felicidade ou gesto eu realizei, mesmo que seja “insignificante” aos olhos de outros?. Pois bem, acordei nessa terça feira refletindo sobre o filme que assisti na noite anterior, e pude observar que no filme as lembranças deixam feridas que ninguém pode apagar, o máximo que conseguimos fazer é deixar que a ferida fosse cicatrizada.

No decorrer da vida passamos por altos e baixos, pela moral e pela ética, pelos comportamentos e personalidades, fazemos promessas de amor, de vida, de crescer, promessas e mais promessas e aonde você se encontra depois de ter as realizado?
Assim é nosso dia após dia, eu relembrando meus últimos 07 anos, onde passei por altos e baixo, realidades diferentes onde vivi, aprendizagem mas também decepções, marcas de felicidade e esquartejado pelas falsas promessas de vida. Pude observar que nem todos os sonhos são reais, muitas das vezes somos fantasmas na sociedade e outras somos feitos fantasmas pelas pessoas que nos circundam. No filme são retratadas cenas de prisões, solidão, liberdade, raiva, famílias, amor, morte, talentos e artes. E em nossa realidade, e para nós em 2011, quais são as realidades?.

Prisão da consciência, solidão interior, liberdade vigiada, raiva cancerígena, famílias felizes e famílias descontruídas, amor pelo sexo e amor pela afetividade, morte natural ou morte social, talentos escondidos e talentos excluídos, arte da vida e arte da mente.
Essas são algumas das realidades que vivemos hoje. Quantas vezes nos encontramos aéreos, nos tornamos aberrações da natureza por ser diferente, quantas impressões da vida nos são carimbadas. Faço um convite a você;  olhe no espelho, veja seu rosto, quem é você? Deixe que os seus olhos refletidos no espelho penetre ate o mais profundo do seu pensamento e permita encontrar-se como você. Não se prenda a uma agenda, não se prenda ao Chronos (tempo cronológico), mas deixe-se vivenciar a liberdade do seu interior, não permita que pessoas externas tirem  aquilo que você tem como maior valor, caso você ainda não sabe o que é valor faço outro convite. Que tal você se dar o valor e com certeza se encontrará. A vida é maravilhosa quando tiramos as vendas do nosso ser e ousamos ser como águia com olhar apurado para se viver numa uma sociedade hipócrita. Certos prazeres são ótimos, amor, famílias, dinheiro, sexo, bebidas e não seja hipócrita de dizer que isso não é bom, por que é. (Interessante que passamos recentemente o natal e a virada de ano, todos comemoraram, com champanhe, vinho, cerveja e a meia noite uns desejam ao outro: feliz natal, feliz ano novo, muitas felicidades etc... até aquele que você tem como inimigo te deseja feliz natal, mas no dia posterior as festas aqueles que diziam se amigos, serão os primeiros a te criticarem.) Continuando... O que causa nossas repressões se dá no contexto social em que vivemos, onde são ditadas regras por interesse, mas não sejamos promiscuo por acha que tudo é liberado; por exemplo, uma doença não é boa, um roubo não é bom, ou seja, ser ético e ter moral são necessários, mas não deixe que isso seja repressão as suas vontades.

No decorrer do filme encontramos a luta de um jovem que sofre a perda de seu irmão, filho de um grande empresário e ama sua irmã mais nova e posterior se apaixona pela menina que presenciou a morte da mãe no metrô. Ou seja, quantas lembranças, brigas em família por querer uma pequena atenção do pai que vive atarefado e quando ele consegue isso, a surpresa chega. Dia 11/09/2001  atentado aos EUA, o filme retrata uma lembrança que nos remete a queda de um poderio sistema e nos faz lembrar que não somos nada. Encerro com uma simples frase já citada nesse texto: “ O que quer que você faça na vida, será insignificante, mas é muito importante que você faça” Gandhi.

A vida é feita de momentos, então viva cada momento!

Alexandre

Nenhum comentário:

Postar um comentário