quarta-feira, 2 de março de 2011

CRISTIANISMO - VOCÊ SE CONSIDERA CRISTÃO?

POR QUE NÃO SOU CRISTÃO



Caros leitores iniciemos mais um artigo sobre religiões e hoje falaremos um pouco sobre "ser cristão" na visão do filósofo Bertrand Russell. A obra de Russell é considera a mais polêmica já escrita, mas nesse artigo não irei abordar profundamente, mas levantar alguns questionamentos.
Pois bem, o que significa o termo "cristão"? muitos dizem que ser cristão é viver uma vida como Cristo viveu, outros dizem que viver em comunidade, outros que é uma vida virtuosa etc... na verdade se ser cristão é resumidamente essa qualidades que mencionei com certeza teríamos cristãos em todas as crenças, seitas, credos etc.
Hoje o sentido cristão não é o mesmo na época de Santo Agostinho, Tomás Aquino. Quando uma pessoa dizia ser cristão com certeza eles sabiam muito bem o que isso significava. O povo vivia em uma crença estabelecida por uma instituição de poder da época, com suas forças e crenças. Mesmo que eu não fosse "cristão" para salvar a vida muitos teriam que fazer o contrario. 
existem duas característica diferentes de um cristão: 1 - a natureza dogmática: estabelecida por uma instituição que obriga crer em Deus e na imortalidade. 2 - Cristo o mais sábio da história. 
Pois bem, vamos explicar. 1- a natureza dogmática estabelecida pela Igreja Católica, obriga que para ser cristão você deve acreditar em Deus e que ele é imortal, único, salvador etc. Interessante que pegarmos os maometanos, eles também acreditam em Deus e na imortalidade como diversos outros grupos. isso nos revela então que para ser cristão devemos não só crer em Deus mas crer em Cristo, ou seja, era obrigado a crer em Cristo para ser cristão. Mas deixo um questionamento: "se para ser salvo, para ser de cristo, para acreditar no paraíso etc como seria as outras pessoas que acreditam em Deus, na imortalidade, mas são budistas, muçulmanos, judeus etc... eles não serão "salvos"?. Esses estão errados? 
Para Bertrand Russell a idéia de cristão se encontra na ação de Cristo, não como salvador, único Deus até por que Russel não acreditava em Deus e na imortalidade. 
Mas refletindo sobre sua obra: Por que não sou Cristão - um exame da ideia divina e do cristianismo. Pude observar se modo de reflexão que nos revela uma vida interessante e se aqueles que se dizem cristão assimilasse e vivencia-se esse modelo com certeza seriam ótimos cristãos. 
colocarei alguns tópicos para justificar: *  A existência de Deus = você acredita em Deus ou simplesmente por que foi ensinado, dogmatizado por uma instituição e familia?
* As leis humanas = são aquelas ordens para que o ser humano proceda segundo a vontade de outro ser humano.
* As leis da natureza =  são aquelas que interferem de fato sem que o homem interfira.
* Fatores emocionais = são aquele que você tem de uma vida sem questionamentos induzidos por terceiros.
* O medo = grande arma de instituições religiosas. base das grande religiões.

Dentre esses tópicos vou destacar o ultimo. O MEDO. o terror desconhecido e mais amado pela religião. Por meio do medo eu consigo neutralizar sua vontade, seus desejos, seus sonhos, com argumentos do tipo: olha se você fizer tal coisa, estará pecando, olha se você deixar de ir a Igreja você estará perdendo sua salvação... e assim por diante... O medo é uma arma nas mãos daqueles que detem o poder religioso. Imagina esses poderes caso o mundo todo deixe te der medo? O que seria das Igrejas chamadas Cristãs? Seriam cinzas, deixariam de manipular a sociedade com conceitos que nem Cristo ensinou. Cristo não pregou o medo, a covardia, o egoísmo, a falta de caráter etc. ele simplesmente pregou o amor a todos sem restrição.

portanto devemos apoiar-nos em nossos próprios pés e voltar o olhar para o mundo que não é seu umbigo, mas uma sociedade que precisa de ajuda. Não é pregando o proselitismo, o medo que resolveremos as coisas, mas levando honestamente a luz maior daquele que é o Grande Arquiteto, DEUS. se você não acredita em Deus, não tem problema, Bertrand Russell também não acreditava, mas nem por isso deixou de amar, respeitar o próximo independente, ele foi realista e suas obras muito se tornam presente nos dias atuais.
Crer ou não crer em Deus, não é esse o meu objetivo nesse artigo, mas somente fazer com que você possa ser VOCÊ, sem que seja manipulado por alguma religião. Abra-te ao conhecimento e verás a luz que você anseia. 

"Toda concepção de Deus é uma concepção derivada dos antigos despotismos orientais. É uma concepção indigna de homens livres. Quando vemos a na Igreja pessoas a depreciar a si próprias e a dizer que são miseráveis pecadoras e tudo mais, nos parece desprezível e indigna de criatura humanas que se respeitem. um mundo novo bom, necessita de conhecimento, bondade e coragem; não precisa de nenhum anseio saudoso pelo passado." (Bertrand Russell).

3 comentários:

  1. Oi frater, gostei deste artigo, e confesso que gostei do que li, pois compartilho com que o autor fala sobre religião.
    Silvia Lobo

    ResponderExcluir
  2. gostei, não acredito no dogma criacionista , e não acredito em deus antropomórfico como o pregado pelo cristianismo.

    ResponderExcluir
  3. Nietzsche combatia o cristianismo , pois, para ele o cristianismo era nada menos , do que o platonismo para o povo. Mas, a principal revolta de Nietzsche era o niilismo ,ou seja, a negação deste mundo, negação da vida , na esperança do paraíso, do céu.

    ResponderExcluir